sábado, 20 de junho de 2020

Diretoria do Instituto Ambiental Reluz (2020-2023)

O INSTITUTO AMBIENTAL RELUZ é uma instituição não governamental e  sem fins lucrativos que tem como objetivos promover e estimular os valores humanistas, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental, da pesquisa científica e de ações e vivências socioambientais. O INSTITUTO AMBIENTAL RELUZ possui sede na cidade de Marechal Floriano /ES, na Reserva Natural Reluz, RPPN que está localizada na ES 470, Estrada Reserva Natural Reluz, s/n, Distrito de Boa Esperança, Município de Marechal Floriano/ES.

O Instituto Ambiental Reluz é formado por profissionais de variadas áreas do saber humano, amigos(as) comprometidos(as) com as causas educacional, cultural e ambiental, que se reuniram para desenvolverem ações de proteção e cuidado para com o meio ambiente, especialmente por meio da educação ambiental.

Conheça um pouco sobre os membros da diretoria do Instituto Ambiental Reluz:

Presidente: Renata O. Bomfim


Renata Bomfim é doutora em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ CAPES, na Universidade de Évora, Portugal. Mestre em letras pela UFES com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo/ FAPES. Artista plástica graduada pela UFES, atuante nas áreas de arte-educação e arteterapia. Especialista em Arteterapia na Saúde e na Educação (UCAM /RJ), Psicossomática (FACIS/ SP) e Psicologia Analítica Jungueana (IBPP/ ES). Pesquisadora do CNPq desde 2007 no seguinte projeto: Figurações do feminino: Florbela Espanca et alii atuando como professora adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Letras. Autora dos livros Mina, editora Floricultura/ES (2010), Arcano dezenove, ed. floricultura/ES (2011), Colóquio das árvores, ed. Chiado/ Lisboa (2015) e O Coração da Medusa (no prelo) e da Revista literária Letra e fel, (www.letraefel.com) on linedesde 2007. Possui atuação efetiva na difusão da literatura produzida no Espírito Santo, sendo que representou o Brasil duas vezes (em 2014 e 2016) no maior festival de poesia da América Latina, o Festival Internacional de Poesia de Granada, na Nicarágua, e foi convidada para abrir o Festival Internacional de Poesia de Massaya, dando boas vindas aos poetas Latino-Americanos. É presidente  da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). A escritora dirigiu programas socioambientais no Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, entre os anos de 2008 e 2014 e é proprietária da Reserva Natural Reluz, criada em 2007 e transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em 2017.

Vice-Presidente: Ester Abreu Vieira de Oliveira 









Professora e escritora, possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (1960), Especialização em Filologia Espanhola - Madri (1968) Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba (1983), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Pós-Doutorado em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo- UNED - Madri (2003). Atualmente é aposentada e Professora Efetiva - (Voluntaria) e Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES- CCHN- DLL-PPG Mestrado e Doutorado em Estudos Literários. Foi professora e diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPEPG) do Centro de Ensino Superior de Vitória. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, com estudos sobre a poesia, o teatro e a narrativa das literaturas hispânicas e literatura brasileira. É presidente da Academia Espírito-santense de Letras e vice-presidente da  Academia Feminina Espírito-santense de Letras, membro efetivo do Instituto Histórico, Geográfico do Espírito Santo, Associação Brasileira de Hispanista, Asociación Internacional de Hispanista, à AITENSO. Coordenou eventos e publicações de obras e participa de conselhos editoriais no Brasil e no exterior. Desenvolve trabalhos no campo da escrita infantil com temas ambientais. 

Diretor secretário: Francisco Aurélio Ribeiro


Possui mais de 30 anos de experiência na área de Ensino e Pesquisa. Esta significativa experiência docente provém de sua atuação como professor em diversas Instituições de Ensino, públicas e privadas, com âmbito de atuação no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação). Responsável pela orientação de teses de mestrado na área de letras da universidade Federal do Espírito Santo UFES. Participa também de diversas bancas de Defesa de Dissertação. Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa na área de literatura, possuindo mais de 40 livros publicados (gêneros infantil, crônica, conto e pesquisa) e vários artigos de sua autoria, participando com suas crônicas de colunas semanais no jornal A Gazeta. Foi Secretário de Cultura da UFES no período de 1992 a 1995, sendo responsável também pela coordenação de cursos em nível de Especialização e Pós-Graduação. Conduziu vários congressos como conferencista e apresentador de comunicação no Brasil e Exterior. Participou ora como examinador, ora como elaborador de provas de literatura em diversos concursos públicos e vestibulares em vários estados brasileiros. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e à Academia Espírito-santense de Letras, da qual foi presidente em três mandatos. Escreve livros infantis com temáticas ambientais e desenvolve um trabalho de preservação ambiental e de cuidado animal em Domingos Martins/ES. 

Diretor Financeiro: Luiz Alberto Carvalho Bittencourt




Atleta, escultor e criador e gestor da Reserva Natural Reluz e da RPPN Reluz, em Marechal Floriano/ES. Autor do site Mundo das corridas, que há mais dez anos incentiva as pessoas a dotarem uma vida mais saudável e sustentável. Criador do Trote ecológico na RPPN Reluz. 


Conselheira: Karina de Rezende Fohringer

Doutora em Letras (com ênfase em Estudos Literários - UFES. Mestre em Letras (com ênfase em Estudos Literários.  Pós-graduada (Especialização) em Teoria Psicanalítica e Práticas Educacionais (UNIG- 2007), graduada em Letras (UFES- 1991) e em Direito (UVV- 1991). Coordenou o Curso de Letras da Faculdade Saberes (ES), tendo também atuado como professora nessa mesma instituição. Trabalhou como professora da Prefeitura Municipal de Vitória, de 1994 a 2011. Em dezembro de 2008, foi empossada membro titular da cadeira nº 8 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Professora convidada dos Cursos de Especialização Lato Sensu em: Linguagens: língua e literatura (Faculdade Saberes) e Educação (FABRA).  Desde 2017, atua como Professora de Português na Universidade de Viena (Zentrum für Translationswissenschaft) e no Landesschulrat für Niederösterreich em St. Pölten e em Mödling na Áustria.

Conselheira: Simone Patrocínio de Almeida


Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Vila Velha (UVV). Pós-graduada em MBA em Gestão de Empresas de Mídia (UVV). Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Profissional com ampla experiência em design gráfico, projetos gráficos de revistas, livros e informativos institucionais. Consultora na área de comunicação organizacional da empresa Pinturas Ypiranga Ltda. Diretora de Conteúdo do portal Panela Audiovisual. Experiência na área de Comunicação organizacional, com ênfase em Comunicação Institucional, atuando principalmente nas seguintes áreas: comunicação estratégica, design gráfico, cultura, jornalismo, e gerenciamento de redes sociais.

Conselheiro: João Luiz Castello Lopes Ribeiro

Advogado, engenheiro e escritor ex-presidente da Academia de Letras da Serra e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do ES. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário